Governança

Desde 1997, os serviços da Western Union estão disponíveis no Brasil através de uma rede de Agentes Autorizados que oferecem o serviço em nome da Western Union Canadá, uma empresa do Grupo Western Union. Após a autorização para operar como instituição financeira concedida pelo Banco Central do Brasil, em maio de 2011, através do Banco Western Union do Brasil S.A., em coordenação com a Western Union Corretora de Câmbio S.A. e outros correspondentes bancários, a Western Union pode fornecer um portfólio completo de seus produtos e serviços para o mercado brasileiro, incluindo o serviço de transferência de dinheiro nacional.

Governança Corporativa

A estrutura de governança corporativa da Western Union é responsável por definir estratégias e tomar decisões, assegurando uma geração de valor sustentável para a instituição e a sociedade em geral.

Estrutura de Governança e Gestão de Riscos

A Western Union opta pelas boas práticas de Governança Corporativa, adotando como principais diretrizes a transparência, a prestação de contas, a honestidade e a responsabilidade corporativa, proporcionando aos acionistas a gestão estratégica e o monitoramento da direção executiva e de nossos processos internos.
As principais ferramentas que asseguram o controle sobre a gestão são:

Comitê de Gestão de Risco

O cumprimento dos princípios da boa governança corporativa tem início com o Comitê de Gestão de Risco. Fazem parte do Comitê de Gestão de Risco, todos os diretores, superintendentes e o presidente do Banco Western Union do Brasil e da Western Union Corretora de Cambio.
É responsabilidade deste Comitê:

• Promover o sucesso de longo prazo da companhia e garantir sua competitividade sustentada de forma consistente com suas responsabilidades fiduciárias, o que é exercido no melhor interesse da companhia, dos acionistas e outras partes interessadas. O Comitê deve ser conduzido com o máximo de honestidade e integridade no cumprimento dos seus deveres, funções e responsabilidades.

• Diseminar a cultura, doutrina e normas do Gerenciamento de Risco Operacional.

• Aprovar as políticas e procedimentos relacionados a exigências provenientes da regulamentação vigente.

• Analisar os relatórios semestrais de Riscos Operacionais e Controles Internos.

• Disseminar o Código de Conduta da Western Union

• Analisar todas as demandas jurídicas, definindo a estratégia de atuação

• Disseminar a cultura de conformidade (compliance) dentro da instituição, assim como assegurar a conformidade com:

• As diretrizes emitidas pelo Banco Central do Brasil e demais órgãos reguladores;

• As leis e regulamentos aplicáveis ao negócio;

• O Acordo de Supervisão com o Departamento Bancário do Estado de Nova York (“NYSBD”);

• As políticas e procedimentos da organização.

Para auxiliar no cumprimento das obrigações relacionadas à boa governança corporativa, o Comitê de Gestão de Risco constituiu comitês e instrumentos auxiliares, descritos a seguir:

Comitê de Tesouraria - Ativos e Passivos - (ALCO)

O Comitê de Ativos e Passivos (ALCO) é responsável pela gestão da política de ativos e passivos do banco, incluindo limites operacionais para os riscos de mercado e liquidez, pela definição de capital mínimo desejado pela instituição, assim como por acompanhar o cumprimento da regulamentação aplicável, por meio de relatórios, análises e informações elaborados pelas equipes envolvidas.

Comitê de Proteção ao Consumidor, Fraudes e Intermediarios

Este Comitê é responsável pela avaliação das reclamações de clientes, encaminhadas ao SAC e Ouvidoria, e fraudes, além do processo de monitoramento com base em indicadores de desempenho e qualidade.

Comitê de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro

O Comitê de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (Comitê AML-Anti Money Laundering) tem por objetivo assegurar a implantação do Programa de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro na instituição, bem como avaliar os casos suspeitos identificados no monitoramento das operações de clientes

Comitê de Auditoria Interna

A responsabilidade da Auditoria Interna é monitorar a estrutura de gerenciamento de riscos para assegurar que a instituição implantou os controles internos apropriados para mitigar os riscos de mercado, de liquidez, operacionais e de crédito; e que esses controles internos estão funcionando efetivamente.

Código de Conduta Western Union

As normas do Código de Conduta da Western Union ressaltam o espírito pelo qual os funcionários preservam os valores da empresa. Embora nenhum documento possa substituir uma tomada de decisão consciente por parte dos nossos funcionários, o Código provê orientações na promoção de uma conduta honesta e ética. Define as expectativas que temos para nós mesmos e para nossos negócios ao redor do mundo, e nos orienta sobre como reconhecer e lidar com problemas éticos, e quais os recursos disponíveis quando necessário.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Western Union assegura que todas as reclamações dos clientes possam ser analisadas em uma instância superior, ou seja, após contato do cliente com a Central de Atendimento, sejam tratadas pronta e adequadamente dentro do prazo de 10 dias úteis. Os dados coletados e analisados devem ser a base para a correção de problemas, auxiliando na identificação dos aspectos em que a companhia necessita melhorar, seja para manter-se competitiva, seja para proteger sua imagem e reputação e os direitos dos clientes.

Clique aqui para ter acesso ao relatório semestral da Ouvidoria Western Union.